sábado, 14 de maio de 2011

Lentes intraoculares bifocais (ou multifocais ) na Cirurgia de Catarata.

As lentes intraoculares , representam um grande avanço para quem precisa ser submetido a cirurgia da catarata .
Uma nova geração de lentes tenta reduzir a necessidade de óculos para longe e para perto após a cirurgia .
Antes destas novas lentes intraoculares , esta necessidade de óculos , acontecia em praticamente 100% dos pacientes operados.

Esta lentes intraoculares , se comportam como lentes bifocais , apesar de também serem chamadas de multifocais.
As lentes bifocais intraoculares têm como objetivo fornecer uma boa visão para perto e para longe , sem o uso de óculos , aos pacientes operados de catarata.

Existem diversos tipos de lentes intraoculares bifocais ( ou multifocais ) a disposição dos cirurgiões oftalmologistas e seus pacientes.
É muito importante analisar cada paciente de forma única, para que a melhor lente seja indicada ou até mesmo contra indicada.

Apesar do objetivo final ser a redução do uso de óculos ou mesmo a eliminação dos mesmos , isto não acontece em todos os casos.
Os diversos tipos de lentes intraoculares tem características próprias.

Pode acontecer da pessoa operada de catarata , e que na qual foram implantadas lentes bifocais ou multifocais , apresentar diferença na qualidade de sua visão para perto e para longe . Ou seja , algumas pessoas operadas se livram dos óculos , mas notam que a visão para longe está melhor que a de perto ou vice-versa.
Não existe ainda uma lente intraocular ideal e muitas pessoas com catarata não reunem as condições ideais para este tipo de implante intraocular .
Ou seja diversos aspectos devem ser sempre levados em conta , na decisão sobre a melhor lente intraocular a ser implantada.

Os halos e glare são fenomenos que podem ser referidos em algumas pessoas operadas de catarata com implantes de lentes bifocais ou multifocais.
Estes halos ou glare são imagens percebidas no campo de visão e que podem prejudicar a qualidade da visão final.
Nestas situações é criada uma "zona de confusão de luz" no interior dos olhos e devemos estar atentos a esta possibilidade quando pensarmos nas lentes intraoculares .


Os cirurgiões necessitam selecionar muito bem seus pacientes candidatos aos implantes de lentes intraoculares bifocais ( ou multifocais ).
Não é possível garantir , ainda , que todos os pacientes se livrarão dos óculos após a cirurgia.
Devemos ter cuidado especial em implantar lentes bifocais ou multifocais em pessoas que necessitam dirigir profissionalmente ou que sejam extremamente perfeccionistas quanto à qualidade de visão que esperam.

Desta forma, nos deparamos com uma tecnologia que vem nos ajudar a tornar a cirurgia de catarata com implante intraocular mais próxima do ideal, mas é de fundamental importância a análise criteriosa de todo o processo.
Converse sempre de forma clara e realista com o seu cirurgião oftalmologista.

Um grande abraço,
Luciano Montenegro , MD.

Nenhum comentário: